Bolo de mousse de chocolate do livro Confeitaria Escalafobética

Um livro para quem ama fazer receitas doces, sobremesas de qualidade é o “Confeitaria Escalafobética, livro qual a autora, Raiza Costa, diz ser um manifesto contra a monotonia do leite condensado, Nutella e leite Ninho. Em uma era onde as pessoas buscam o simplificado, como por exemplo, receitas de, pão em 15 minutos, bolo em 10 minutos, Raiza defende que as sobremesas sejam feitas da maneira que devem ser, com a mais antiga técnica de confeitaria, a francesa, e nada de versões encurtadas.

Eu concordo muito com ela, amo o livro, as receitas são divinas, e as artes fotográficas dão um show à parte. E como uma verdadeira chocólatra, uma das minhas receitas favoritas do livro é a de mousse de chocolate, segundo Raiza Costa, este é o único bolo de chocolate que vc precisa saber fazer na vida. Segue a receita para vcs.

Bolo de mousse de chocolate (livro Confeitaria Escalafobética)

bolo esc
Bolo de mousse de chocolate, do livro Confeitaria Escalafobética, da chef Raiza Costa (Foto: Confeitaria Escalafobética)

Ingredientes:
Cobertura mousse

  • 575 g de chocolate amargo;
  • 240 ml de creme de leite;
  • 4 colheres de chá de mel;
  • 200 g de manteiga;
  • ¼ xícaras de açúcar de confeiteiro;
  • 1 pitada de sal.

Massa do Bolo

  • 200 g de manteiga + para untar;
  • 315 g de chocolate amargo;
  • 450 g de iogurte;
  • 25 g de cacau em pó;
  • 3 colheres de sopa de água fervente;
  • 300 g de açúcar;
  • 6 ovos;
  • 2 xícaras de farinha;
  • 10 g de fermento;
  • 10 g de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal.

Modo de Preparo
Cobertura (deve ser feita primeiro!)

1. Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e reserve.
2. Em uma panela, adicione o creme de leite e o mel e, em fogo alto, cozinhe até levantar fervura. Assim que ferver, tire do fogo e misture com o chocolate derretido. Mexa com uma espátula para emulsificar e deixe esfriar em temperatura ambiente.
3. Em uma vasilha, bata com um fouet a manteiga, o açúcar de confeiteiro e o sal até ficar um creme fofo e esbranquiçado.
4. Com o creme de chocolate já frio, misture-o à manteiga batida e mexa para incorporar.
5. Deixe descansar em temperatura ambiente de 2 a 3 horas, até que a cobertura fique com uma consistência firme, porém fácil de ser espalhada.

Bolo
1. Preaqueça o forno a 180 °C. Unte as duas formas de 17 cm com manteiga e polvilhe com cacau em pó. Você também pode usar apenas uma forma de 23 cm.
2. Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Retire a panela do fogo e misture com o iogurte. Reserve.
3. Em uma outra vasilha, misture o cacau em pó com 3 colheres de sopa de água fervente. Adicione na mistura de chocolate derretido e mexa.
4. Em uma terceira vasilha, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione à mistura de chocolate e mexa.
5. Adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e, com uma espátula, mexa apenas até incorporar a massa.
6. Despeje a massa nas formas e asses os bolos na prateleira do meio por 35 minutos, ou até que o palito saia limpo do centro de um deles.

Montagem
1. Assim que os bolos estiverem frios, desenforme, virando-os de ponta-cabeça. Depois, vire-os de volta com a ajuda de um prato e, com uma faca de serra, corte os topos abaulados para deixa-los retos. Corte os bolos ao meio, na horizontal.
2. Coloque uma das metades do primeiro bolo em um prato de sua preferência e cubra-a com uma generosa camada de recheio. Coloque a outra metade de bolo por cima e repita o processo com o restante de bolo e cobertura.
3. Leve para congelar por 15 minutos para ficar firme.
4. Retire o bolo do congelador e, com uma espátula, espalhe o restante da cobertura no exterior do bolo.
5. Sirva em temperatura ambiente.

 

 

Publicado por Thalita Bastos

Gastróloga, confeiteira, apaixonada pela alquimia culinária e afins. Amo compartilhar o que aprendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: