Ruby chocolate

A páscoa passou, mas o Ruby chocolate (chocolate rosa, ou chocolate rubi) como vc preferir chamar, continua sendo a tendência da confeitaria mais comentada em 2019.

Toda essa curiosidade sobre o chocolate rubi é compreendida, quando analisamos que já faz mais de 80 anos que foi lançado até então o último tipo de chocolate, o chocolate branco. Para alguns em um primeiro momento, o chocolate rosa não é novidade, já que existe uma grande variedade de corantes e aromatizantes para chocolates, mas aí que está o grande diferencial do Ruby chocolate, ele é rosa NATURALMENTE, ou seja em sua composição não contém nenhum tipo de corante ou aromatizante.

Vamos entender os tipos e composições do chocolate:

  • Amargo: Mais cacau, composto por  50% ou mais de cacau. Possui menos gordura e menos açúcar.
  • Meio Amargo: Elevado teor manteiga e massa de cacau. Pouco açúcar.
  • Ao leite: é considerado ao leite aqueles abaixo de 50% de cacau e acima de 27%. O teor de cacau varia de acordo com as marcas. Além da massa de cacau, e açúcar, geralmente possui emulsificante, leite e baunilha.
  • Branco: Não possui massa de cacau, feito com manteiga do cacau, leite, açúcar, emulsificante, lecitina e baunilha. Possui muita gordura e açúcar, em termos de valores nutricionais é o mais pobre.
  • Rubi: é feito a partir de um cacau específico, que em condições apropriadas, durante o processo de beneficiamento, fica rosa sem o uso de corantes. Ele é semelhante ao chocolate ao leite.

A inovação do chocolate rosa  foi descoberta e estava em desenvolvimento há 10 anos pela Barry Callebaut,empresa que está entre os maiores produtores e moedores de cacau do mundo, possui uma média de produção 1,7 milhões de toneladas de cacau por ano. Foi criado em 1996 através da fusão da produtora belga de chocolates Callebaut e da empresa francesa Cacao Barry, atualmente possui sede en Zurique, cidade na Suíça.

O  chocolate rubi é feito com sementes de cacau rosa que podem ser encontrado em três lugares do mundo entre eles o Brasil \o/ além do Equador e Costa do Marfim. As condições do local onde o cacau nasce é o que define se o cacau produzira sementes desta coloração, por isso são fatores importantes a umidade, a temperatura e a exposição solar.

As amêndoas do cacau que produzem o chocolate têm uma quantidade maior de flavonoides, que resulta na coloração rosada e no sabor diferenciado. Além da semente, há um processo de fermentação especial para o chocolate não perder a coloração natural.

Segundo o Grupo Callebaut, o Ruby “oferece uma intensa impressão sensorial, uma experiência de sabor totalmente nova”. Esse chocolate é mais cremoso, frutado e possui um sabor doce e ao mesmo tempo cítrico. Quanto a  harmonização, ele exige mais atenção, e combina bem com frutas vermelhas, amêndoas e chocolate amargo.

A marca de chocolate Kit Kat da empresa Nestlé, também chegou a lançar uma edição limitada, o Kit Kat Ruby – não confunda com Kit Kat morango 🍓.

Atualmente a venda está bem restrita de se encontrar, mas em alguns site de doces importados ainda é possível comprar até mesmo caixas fechadas.

Já o Callebaut Ruby, é encontrado com facilidade em lojas e sites de confeitaria.

Aqui perto de casa encontrei na Vivian Festas, mas ainda não vendem porcionado, apenas em embalagens de 2, 5kg.

 

E vc já provou? O que achou? Deixe aqui nos comentário. Eu confesso que estou louca pra provar e voltar aqui para contar pra vcs, o que achei, afinal sou uma chocólatra assumida, amo comer chocolate, trabalhar com chocolate, ou apenas apreciálo 🤤. Em breve  volto e conto 😉

Publicado por Thalita Bastos

Gastróloga, confeiteira, apaixonada pela alquimia culinária e afins. Amo compartilhar o que aprendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: