O famoso chantilly, é um verdadeiro patrimônio da confeitaria francesa, foi criado no século 17 para os banquetes da nobreza, e ainda assim, três séculos depois permanece em posição de queridinho de todos.

Base:
• Creme de leite fresco batido
• Açúcar
• Baunilha (opcional)
O Chantilly foi criado por François Vatel (1631-1671), um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte de Luís XIV. Ao que tudo indica, Vatel teria criado a receita enquanto ainda trabalhava para Nicolas Fouquet (superintendente das finanças de Luís XIV), porém só teria batizado o creme tempos depois, quando tinha como patrão o príncipe de Condé, dono do Castelo Chantilly.
Apesar de simples, o preparo do chantilly possui alguns segredos, como:
• O creme de leite precisa estar bem gelado, porém não congelado;
• Só se consegue o ponto com creme de leite fresco;
• A quantidade de açúcar, não pode ultrapassar os 10%, pois o excesso de açúcar deixa o creme com aspecto amarelado.
Para ser fiel à tradição, os ingredientes são batidos com um fouet. – Na faculdade, por exemplo treinamos muito o braço. Mas hoje graças a Deus, existem as batedeiras para facilitar o dia-dia 😀
Lembre-se sempre de manter a atenção no ponto: O chantilly cresce e fica mais firme, atingindo a consistência ideal para recheios de bolos gelados, coberturas, decorações e base para diversas sobremesas e acompanhar sorvetes. Mas a partir desse ponto, a receita desanda, e se continuar a bater, o creme de leite irá talhar e virar manteiga, sem haver meios de recuperação, apenas reutilização – caso ainda esteja sem açúcar, vc pode acrescentar sal, ervas, manteiga e utilizar como acompanhamento de pães.
E como estamos no Brasil e não na França e ultimamente tem feito um calorão, vou deixar aqui uma receita de chantilly mais estabilizado, e que mantém a verdadeira textura e sabor do chantilly, diferente do chantininho – já que este diferente do chantilly original utiliza um creme a base de gordura hidrogenada, além de leite condensado, e leite em pó.
Para rendimento de 500g.
Ingredientes:
45 ml de água
6 g de gelatina incolor em pó
500 g de creme de leite fresco
36 g de açúcar refinado
5 ml de essência de baunilha (opcional)
Modo de preparo:
• Juntar a gelatina em chuvinha a água para hidratar.• Bater o creme de leite com o açúcar em velocidade média .
• Quando o ponto estiver montado, adicionar a gelatina aquecida no micro-ondas.
Importante: O creme de chantilly batido possui a validade de três dias em refrigeração.