Que o ovo é um ingrediente chave na culinária todos nós sabemos, além disso é um alimento muito comum na dieta dos brasileiros. É uma fonte de vários nutrientes necessários para o corpo humano, como proteína, minerais, vitaminas, aminoácidos, antioxidantes e gorduras saudáveis.
Hoje vamos nos aprofundar em seus tipos, funções e cuidados necessários.

Os ovos são responsáveis por parte da estrutura de um bolo, colabora com a gordura da gema e a parte líquida da clara, contribuindo para a maciez e a coloração da massa.
Podem ser encontrados dois tipos: branco e vermelho.
A diferença na coloração da casca do ovo é determinada apenas pela raça da galinha. O que não determina se o ovo é caipira, de granja ou orgânico. Já cor das gemas variam de acordo com a quantidade de pigmentos ingeridos pela ave. Algumas dessas substâncias estão presentes por exemplo no milho e na soja, principais ingredientes da ração fornecida às galinhas. Entretanto, infelizmente, algumas produtoras de ovos adicionam corantes artificiais para realçar o amarelado da gema.
Origens: granja, caipira e orgânico.
Ovos de granja: É o mais comum no Brasil, para que as galinhas tenham maior produtividade, são aplicadas nas criações técnicas específicas de controle de ambiente, dieta e iluminação artificial. A alimentação é a base de ração balanceada. Em alguns casos, o bico dos animais é cortado, para que não machuquem outras aves.
Ovos caipiras: Para fazer parte dessa denominação, as galinhas devem ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sem pigmentos artificiais na ração, além de ser exigido pelo menos 3 metros quadrados de pasto para cada ave.
Ovos orgânicos: É sugerido que ovos orgânicos sejam produzidos em um sistema de manejo equilibrado, respeitando a sustentabilidade do solo e de todos os recursos naturais envolvidos. As galinhas devem se alimentar somente de ingredientes cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos. Com espaço para se movimentar livremente. Para receber a certificação, a galinha também não pode ser medicada com antibióticos ou remédios que estimulem seu crescimento.
O peso médio dos ovos variam:
• Jumbo – mínimo de 66 g
• Extra – 60 a 65 g
• Grande – 55 a 59 g
• Médio – 50 e 54 g
• Pequeno – 45 e 49 g
• Industrial – abaixo de 45 g
Tempo de cozimento do ovo na água:
Ovo Quente: cozinhar por 3 minutos. Servir retirando somente a casca da parte de cima do ovo.
Ovo Mollet: cozinhar por 6 minutos
Ovo duro: cozinhar por 9 minutos.
Para saber se o ovo está bom ou não antes de quebrá-lo, coloque-o em um copo com água, se afundar está fresco, pois é mais pesado e possui maior volume de água dentro dele, se não for fresco, a bolsa de ar se expande, fazendo-o boiar levemente com a ponta para baixo, se for velho e estragado, contém muito ar, então irá boiar até a superfície da água. Não o utilize.
Ovo pasteurizado:
Vantagens:
• Zero desperdício.
• Economia de tempo.
• Segurança alimentar.
Desvantagens:
• Desperdício em pequenas
produções.
• Inadequado para algumas
produções
Agora é só escolher o que se adéqua mais a vc e a sua receita 😉