O Merengue, nada mais é do que a mistura de claras de ovos com açúcar que pode ser utilizado em inúmeros recheios e sobremesas. As claras são compostas por 90% de água e 10% de moléculas de proteínas, estas moléculas quando batidas criam a capacidades de aprisionar as bolhas de ar, formando a espuma, criando volume e até quadruplicando seu tamanho inicial. Porém é imprescindível que o recipiente esteja seco, e limpo, livre de qualquer resquício de gordura, inclusive da própria gema.
Os merengues podem ser preparados de diversas maneiras, alterando principalmente as texturas e a aparência.
- o francês: Conhecido também como merengue frio, pois se trata de um merengue cru. Utiliza-se claras e açúcar em temperatura ambiente batido com metade do açúcar até formar picos, em seguida acrescenta-se o restante do açúcar aos poucos. É relativamente estável e muito utilizado no preparo de suspiros e bases de tortas que vão ao forno. Possui textura mais quebradiça.
- o suíço: É o merengue onde se leva as claras e o açúcar ao banho-maria, até ficar entre as temperaturas de 50°C a 70°C. Possui mais volume e estabilidade que o francês. Muito utilizado no preparo de suspiros, aumentando sua durabilidade e dos famosos macarons.
- o italiano: O mais complexo até então, com o açúcar é feito com uma calda fervente (116°C/121°C) em fio é jogada nas claras enquanto são batidas em neve. Este é o que possui mais estabilidade pois as claras são cozidas pelo calor da calda. Muito utilizado em coberturas de sobremesas, suportando bem o uso de maçaricos.
Um comentário em “Tipos de merengues”