Olá Pessoal, hoje vamos falar sobre os dois tipos de grãos de milho de pipoca mais utilizados. Você sabe quais são? E suas diferenças?
A Pipoca Amarela – Tipo A, é o tipo de milho de pipoca mais comum do Brasil.
É um tipo de milho que possui tamanho, forma, nível de amido e índice de umidade específicos, sua casca exterior dura e um centro de amido suave. Quando aquecido, a umidade natural dentro do núcleo torna-se vapor e aumenta a pressão suficiente que eventualmente explode. Suas duas variações mais comuns são a Mushroom e a Butterfly.
Milho Mushroom:
A pipoca do tipo Mushroom, traduzido do inglês “cogumelo”, também conhecido como pipoca bolinha, são milhos de pipocas que, quando estourados, geralmente apresentam formato redondo e regular, geralmente maiores do que a pipoca comum.
Milho Butterfly:
O tipo de milho Butterfly, traduzido em português “borboleta”, é a mais encontrada nos mercados. Possui um formato mais irregular, um corpo central, com braços em diferentes direções, semelhante ao formato de uma borboleta, o que a torna quebrável com mais facilidade.
Qual é a melhor?
Caso vc vá fazer pipoca salgada, o tipo de grão não faz tanta diferença, embora há quem prefira o borboleta, por acreditar que o sal e ingredientes líquidos como manteiga derretida e azeite fiquem retidos nas cavidades que este tipo possui. Já quando a receita for de pipoca doce, onde é necessário mexer com uma colher, e misturar as pipocas ao caramelo, se vc vir a optar pela butterfly seu resultado final pode ser prejudicado pois ela tende a quebrar com mais facilidade, enquanto que a Mushroom com seu formato redondo favorece a aderência do caramelo, proporcionando uma mistura mais homogênea e um resultado final perfeito.